O bom do blog é que ele tá sempre lá quando o ócio se torna meio insuportável! Tudo bem, eu poderia ter ido pra aula hoje, mas ahh... tava com dor de garganta, tá frio, não tenho notas mesmo, todo mundo já acha que intercambista não quer nada da vida e meus esforços pra tirar essa imagem não dão muito certo.
Idéias do que fazer numa quarta-feira (percebe-se um início de insanidade, talvez):
1- Estudar a matemática esquisita da Suíça. Hm, não deu certo. Estou no terceiro ano, peguei um caderno do segundo do irmão suíço e não entendi nem a primeira página.
2- Ler qualquer coisa em francês. Achei uma edição do Diário da Princesa em francês aqui no quarto, alguma coisa fácil de ler. Mas acho que minha época de romances pré-adolescentes água-com-açúcar já passou...
3- Como o dicionário de francês continua sendo meu melhor amigo, resolvi estudar francês.
Então tá. "Ei, vocês têm uma gramática que eu possa usar?"
Sim, eles têm a gramática, o caderno de exercícios, tudo. A gramática tem uns 40 anos, foi do irmão de não sei quem quando tava na 1ª série.
O pai suíço ficou impressionado que exista alguém que peça exercícios de francês pra fazer. Eu também ficaria, mas não contei pra ele a parte do "ninguém entende o que eu falo, estou numa falta do que fazer tensa e não sou como os outros filhos que quando não têm o que fazer ligam pros amiguinhos e saem, já que meus amiguinhos moram no mínimo a uma hora e meia de mim".
E lá vou eu fazer a loucura. Estudar o tal do francês.
Assunto do dia: subjonctif.
O que eu entendi: a gente tem que usar depois de um "que", mas quase todos os casos de "que" têm uma exceção. Na verdade, a maioria. Então a regra foi criada pra quê mesmo?
Ai, essas línguas latinas têm mania de ser complicadas! Como diriam os homens, "complicadas como as mulheres"... Aháá, talvez por isso achem as mulheres latinas as mais sexys! No fundo, bem que eles gostam da tal complicação... (mas, na verdade, eu acho que eles gostam das latinas porque pensam que são todas como as do carnaval do Rio de Janeiro ou a Shakira. Coitados... Complicaram mais a própria vida).
E outra coisa: porque eles chamam só o povo da América de latinos, se tem uma galera na Europa que fala línguas latinas?
Porque nós somos mais complicados, talvez.
Mas eu acho que essa galera sem contato físico é muito mais complicada que o calor humano brasileiro.
Voltemos ao francês.
Il faut que j'arrête de dire des conneries.
4 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei! Usar o tempo ocioso para escrever (e desse modo) é muito ótimo (existe isso?)! Boa! Continua! Subjonctif é apenas o tempo mais difícil que existe em francês (por que você tem que escolher sempre o mais difícil? Alguma semelhança com a sua mâe? não...). Me lembro que quando fui fazer o curso de Literatura na França, na parte de gramática a gente só via Subjonctif. Quando chegava a hora dos exercícos, tínhamos que ler as respostas em voz alta... que mico! Eu errava tudo, de cabo a rabo! E olha que eu ficava no hotel estudando, e meus amigos passeando por Paris...! Mas vai firme, isso não é p'ra te desanimar, é só p'ra te dizer que você está nas "altas rodas" do francês!! mams. P.S. Só mais um acréscimo: em francês, o que mais tem é exceção, quase que a regra é apenas para aplicar em um ou dois casos...
ResponderExcluirComentário2: lendo esse último post, acho que você realmente leva jeito p'ra Filosofia...
ResponderExcluirRi lendo!! André está me olhando
ResponderExcluirestranho hahahaha Quer saber?
Voce NAO é normal mesmo nao, meu bem ;D
Mas isso te faz ser mais interessante.
Um dia vou aprender frances, um dia = ano que vem.Sem falta.
Enquanto isso continuo estudando
minha matematica mais facil, mas que parece
infinita!!!
;**
Tirando que eu concordo que você NÃO é normal, adorei o seu blog estilo: escritora de revistas femininas cheia de comentários que nos fazem rir! Quem sabe você não desiste da vida e vive desse tipo de jornalismo asdusahasuidha talvez desse certo.!
ResponderExcluirO seu bom humor até no tédio me da momentos de distração muito legais, tenho que rir com você!
Enfim, quando não tiver muito o que fazer (nem coisas estranhas do francês pra estudar) desabafe aqui mesmo! audhduashhasuha
Saudades e quero ver foto melhor do seu novo visuaaal! ;DDD
:*